Grupo Allianz

Conheça o Grupo Allianz e a atividade em Portugal
  • Grupo Allianz
  • Allianz em Portugal
  • História

Criado em 1890, o Grupo Allianz acompanha os seus Clientes, protegendo e ajudando a realizar os seus objetivos de vida. Está presente em mais de 70 países pelos cinco continentes, com mais de 142.000 colaboradores que dão apoio a cerca de 92 milhões de clientes. 

O Grupo Allianz é um dos grupos seguradores e um dos provedores de serviços financeiros mais importantes do mundo. Em 2019 obteve receitas aproximadas de 142 mil milhões de euros e conta com um rácio de solvência de 212%. É uma das maiores gestoras de ativos do mundo, gerando ativos de terceiros no valor de 1.686 mil milhões de euros (2019). Desde 2008 que o Grupo Allianz tem um Rating 'AA', superior a qualquer outra seguradora europeia. 

A Allianz é a seguradora nº1 no Dow Jones Sustainability Index, já pelo segundo ano consecutivo, o que demonstra a forte aposta do Grupo Allianz na Sustentabilidade - tem como compromissos manter a longo prazo o aquecimento global abaixo dos 2ºC e também utilizar apenas energia renovável nos mais de 70 países onde está presente, até 2023.

O Grupo Allianz apoia também o desporto, a cultura, a inovação e a tecnologia:

  • Parceiro do Campeonato de Fórmula E (carros elétricos)

  • Parceiro do MoMa - Museum of Modern Art

  • Parceiro Olímpico e Paralímpico Mundial, na categoria de seguros, a partir de 2021

  • Allianz Center for Technology para inovação na segurança rodoviária

  • Allianz Digital Factory para a inovação nas soluções digitais para melhorar a experiência do cliente

  • Líder em Seguros Espaciais
  •  

Desde 1999 que a Allianz Portugal acompanha os seus Clientes em todos os momentos das suas vidas. Apresenta-se no mercado como uma Companhia de Seguros inovadora e centrada nas reais necessidades dos seus Clientes.

A Allianz apresenta soluções e serviços diferenciadores e aposta no desenvolvimento de produtos cada vez mais digitais e de fácil subscrição. A constante melhoria da prestação de serviços de excelência faz parte do dia-a-dia da Companhia, que tem como verdadeiro enfoque o Cliente.

São cerca de 6 mil agentes que trabalham diariamente com a Allianz Portugal, uma rede de mediação presente em todo o país. Juntam-se 600 colaboradores que todos os dias dão apoio aos 980 mil clientes da Allianz.

Contamos com alguns dos produtos e serviços mais inovadores do mercado, desde o âmbito pessoal e familiar até ao empresarial, oferecendo soluções de Vida, Auto, Habitação, Saúde, Acidentes, Multirriscos para empresas e comércio até às soluções de seguros mais personalizadas e complexas.

Allianz em números
A Allianz Portugal nasceu em 1999 da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz em todo o mundo, após a tomada de controlo do Grupo AGF.
allianz en numeros

A sua pequena longa história é, deste modo, o resultado das datas mais importantes de cada uma das empresas que estiveram na sua origem: a Sociedade Portuguesa de Seguros (SPS) e a Portugal Previdente (PP).

1900: Fundação da SPS - Sociedade Portuguesa de Seguros
A sua atividade orientou-se inicialmente para os seguros Terrestres e de Incêndio, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros de Vida e Não-Vida.

1907: Constituição da Portugal Previdente
A sua atividade orientou-se inicialmente para os seguros de Vida e Rendas Vitalícias, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros Vida e Não-Vida.

1927: SPS passa a pertencer ao Grupo AGF - Assurances Générales de France
A SPS passa a fazer parte deste grupo, um ano após ter integrado a Companhia de Seguros Previdência.

1934: A Portugal Previdente integra o grupo italiano RAS - Riunione Adriatica di Sicurtà

1989: Grupo Allianz torna-se accionista maioritário da RAS. A Portugal Previdente passa assim, também, a fazer parte do Grupo Allianz.

1996: A Sociedade Portuguesa de Seguros adquire as operações em Portugal da PFA, Companhia do Grupo Athéna.

1997: O Grupo Allianz adquire o controlo do Grupo AGF, que por sua vez acabara de tomar o controlo do Grupo Athéna.

1997: A Social e a Scottish Union Portugal fundem-se por incorporação com a Portugal Previdente. O Grupo BPI, que detinha o capital daquelas Companhias, torna-se em contrapartida um acionista importante da Portugal Previdente, na base de um acordo de parceria com o Grupo Allianz.

1999: A Allianz Portugal nasce da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz em todo o mundo, após a tomada de controlo do Grupo AGF.

Veja também: