O que é uma apólice e uma franquia?

Nós explicamos!
O que precisa saber antes de celebrar um contrato de seguro

Os seguros fazem parte de toda a nossa vida familiar. Sabemos que são necessários como forma de prevenir imprevistos e mesmo garantir uma certa segurança financeira quando o inesperado acontece. Um cano em sua casa rebentou e inundou os vizinhos, o seu computador deixou de ligar, um eletrodoméstico deixou de funcionar. Para além das possíveis implicações que estes arranjos têm na rotina da família, podem surgir sempre despesas associadas que alteram significativamente o orçamento familiar.

Mas o que deve saber antes de contratar um seguro automóvel, habitação ou até de saúde? Será que sabe responder a todas as perguntas que deixamos abaixo?

O que é uma apólice?

A apólice é um documento que formaliza o contrato de seguro estabelecido entre a seguradora e o tomador de seguro. Nela consta o risco assumido pela seguradora (coberturas) e o valor do contrato de seguro (prémio do seguro) que deve ser pago pelo tomador de seguro.

Na prática, a seguradora assume o risco em todas as coberturas dispostas no contrato oferecendo essa proteção em caso de sinistros e, em contrapartida, o tomador de seguro deve pagar o prémio associado à celebração deste contrato.

A apólice contém, como já dissemos, todas as coberturas associadas ao contrato estabelecido, bem como a exclusão de coberturas. E é por isso, muito importante, a leitura das mesmas. 

Como está dividida a apólice?

Condições gerais

Quais as coberturas abrangidas pelo contrato e exclusões, bem como os direitos e obrigações de ambas as partes (seguradora e tomador de seguro).

Condições particulares

As condições particulares do contrato celebrando que estão adaptadas ao tomador do seguro. Podem ser estas, por exemplo, os beneficiários da apólice, os valores das franquias ou capitais seguros de determinadas coberturas. Deve ainda constar a duração do contrato, data de início e a validade do mesmo.

Condições especiais

Onde estão especificadas em detalhe as condições gerais ou um conjunto de coberturas adicionais para além das estabelecidas no contrato, de acordo com o tomador do seguro.

Irá aparecer um ecrã com perguntas obrigatórias que permitem dar contexto ao acidente (local do acidente, feridos, entre outras) e dar continuidade ao processo. 

O que é a franquia?

Se já contratou um seguro, independentemente do bem ou objeto que assegurou, certamente o termo franquia é-lhe familiar. A franquia é o valor que fica a cargo do tomador de seguro em caso de sinistro.

No contrato de seguro as franquias estão definidas nas condições particulares da apólice podendo ser obrigatórias ou facultativas. Podem ainda ter um valor fixo ou uma percentagem sobre o capital seguro ou do dano.

Como funciona na prática? Em caso de acidente, onde existam danos ao objeto segurado (materiais ou físicos), o valor determinado na franquia (fixo ou percentual) estará a cargo do tomador do seguro. O valor remanescente estará a cargo da entidade seguradora.  

O que é o prémio?
O prémio do seguro é definido pelo valor de custo para o contrato de seguro que estabeleceu com a Allianz. No prémio podem ser contabilizados os custos de cobertura dos riscos a assegurar, o custo de gestão e manutenção do contrato de seguro e ainda os custos com a emissão da apólice. Leia também O que fazer antes de contratar um seguro?
De 2ª a 6ª feira (8h30-19h00) através do 213 108 300 (custo de chamada para rede fixa nacional) ou via email. 
Encontre os principais contactos de assistência da Allianz e saiba como o podemos ajudar em qualquer momento.
Dispomos de uma rede de agentes espalhada por todo o país. Encontre um mediador Allianz disponível para ajudar.