Glossário Letra I

Letra I

Idade Atuarial
Idade do Segurado ou da Pessoa Segura, na data de início ou de renovação do contrato, arredondada para mais um ano, caso já faltem menos de 6 meses até à data do seu aniversário de nascimento.

IDS (Indemnização Direta ao segurado)
Convenção entre seguradoras destinada a facilitar e a acelerar a regularização de sinistros de responsabilidade civil automóvel. Para tal, uma aderente - credora - pode e deve, até ao limite convencionado, indemnizar o seu segurado por conta e na proporção da responsabilidade atribuída ao segurado da aderente responsável - devedora. Para que isto se verifique é necessário que: - Ambos os condutores preencham corretamente e assinem a Declaração Amigável de Acidente Automóvel (D.A.A.A.). - Intervenham apenas 2 veículos. - O acidente ocorra em território nacional. - Existam apenas danos materiais. - Os danos não excedam 1000 contos. (converter para euros) - Ambos os veículos tenham seguro válido nas companhias aderentes à Convenção.

Imposto de Selo
Quantia legalmente devida e calculada em percentagem (entre 5% a 9%) do prémio comercial de um seguro.

Incapacidade
Ver (INVALIDEZ)

Incontestabilidade (do seguro de vida)
Impossibilidade de uma ou ambas as partes contratuais (Tomador de Seguro e/ou Seguradora) recusarem ou derrogarem cláusulas ou condições contratuais inicialmente negociadas.

Indemnização
​Prestação devida pelo segurador para repara um dano resultante de uma situação coberta pela apólice. A indemnização pode ser:
- a reparação de um bem;
- a substituição de uma bem por outro ou o pagamento do seu valor em dinheiro;
- um valor definido no contrato.

Inflação
Em termos simples, inflação é o aumento do nível geral de preços de uma economia ou, de outra forma, a perda de valor real (poder de compra) da moeda.

Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM)
Organismo público, de competências legalmente reconhecidas, a favor do qual reverte uma quantia legalmente estipulada e a suportar pelos Tomadores de certos ramos de seguros.

Invalidez
Situação, clinicamente analisável, na qual se encontra a vítima, em consequência de um acidente ou doença, traduzida na incapacidade de realização de atos ou comportamentos - físicos ou inerentes às funções intelectuais -, normais e próprios da sua atividade pessoal ou profissional. A Incapacidade pode ser Absoluta, Parcial ou Total (quanto à gravidade) e/ou Permanente, Temporária ou Definitiva (quanto à durabilidade).