Glossário Letra C

Letra C

Caducidade
Extinção de um direito ou por decurso do prazo de vigência do mesmo, ou por se tornar ineficaz o seu exercício, em consequência de acontecimentos ou circunstâncias supervenientes ao início do contrato.

Capital
Valor monetário correspondente ao valor máximo estabelecido para o objeto do contrato de seguro. Conforme os casos, este capital pode requerer designações mais específicas, tais como: - Capital (indemnização paga em): montante pago de uma só vez a uma vítima, em compensação de prejuízo sofrido (por oposição à noção de «renda»). - Capital seguro: valor ou montante declarado no contrato e constituindo o limite de responsabilidade do segurado, qualquer que seja a importância do dano. - Capital (em seguro de pessoas): montante pago ao beneficiário em função do risco coberto e do valor da garantia escolhida pelo segurado. - Capital constitutivo de renda: montante constituído como provisão, nas contas da seguradora, para poder garantir o pagamento de uma renda, até ao seu termo.

Capitalização
Aumento das poupanças de um indivíduo através do investimento em aplicações financeiras que gerem juros.

Carta Verde
Documento comprovativo da existência do seguro obrigatório de responsabilidade civil de automóvel, em termos válidos e eficazes, também designado por certificado internacional de seguro. A carta verde, enquanto prova da existência de seguro, é válida em todos os países nela mencionados.

Carteira (Seguros de Vida)
Valor que uma pessoa física ou jurídica possui num tipo de investimento. Quem aplica em Bolsa, por exemplo, tem uma carteira de ações.

Certificação de Tarifação
Documento emitido pela seguradora, referente ao seguro de responsabilidade civil automóvel, que, no caso de resolução ou não renovação deste seguro, relata toda a experiência de um Segurado, quanto aos sinistros nos últimos 5 anos e ainda os agravamentos e bonificações do prémio em vigor, eventualmente a serem considerados por qualquer seguradora, em caso de celebração de novo contrato de seguro pela mesma pessoa e mesmo que para veículos diferentes.

Certificado Individual de Adesão
Documento emitido pela seguradora, para cada uma das pessoas aderentes a seguros coletivos ou de grupo, e comprovativo da sua qualidade de "Pessoa segura".

Certificado Provisório 
Documento emitido pela seguradora ou pelo mediador, que comprova a existência de um seguro, em substituição da apólice ou da carta verde a emitir, durante o período provisório de validade nele constante ou até à emissão da correspondente Apólice e suas Condições Particulares.

Cliente
É a pessoa, Individual ou Coletiva, Proponente, Tomador de Seguro, Aderente, etc., que contrata as condições contratuais com a Seguradora ou que é responsável pelo pagamento dos prémios de seguro.

Cobertura ou Garantia Contratual
Conjunto de situações ou acontecimentos cuja verificação determina a prestação do segurador ao abrigo do contrato.

Coexistência de contratos
Existência, em simultâneo, de dois ou mais contratos de seguro, em vigor no mesmo período de Vigência e cujo objeto seguro seja o mesmo bem, interesse ou valor, independentemente de quem os celebrou e da Seguradora que os aceitou.

Coisa Segura
Bem, valor, objeto ou animal ou interesse sobre o qual se expressa a intenção de segurar.

Comissão de Transferência (Seguros de Vida)
Percentagem do valor de uma transação como forma de remuneração pelos serviços de intermediação. Atualmente é possível transferir o seu produto financeiro a custo zero para outro produto que lhe ofereça maior rentabilidade e segurança:
- Os produtos que não garantem capital e rendibilidade ficam isentos de comissões de transferência;
- Nos produtos com garantia de capital existe a possibilidade de cobrança de uma comissão de transferência máxima de 0,5%.

Condições Especiais
Conjunto de cláusulas contratuais que completam e, nalguns casos esclarecem, as Condições Gerais e definem as Coberturas Complementares às Coberturas Base do contrato - contratáveis extraordinária e facultativamente pelo Tomador do Seguro -, bem como o respetivo âmbito, funcionamento e condições de contratação.

Condições Gerais
Conjunto de cláusulas que definem e regulamentam os aspectos gerais de um contrato de seguro (duração, objecto, funcionamento das garantias, lei aplicável, direitos e obrigações das partes, etc.), comum a todos os contratos do mesmo ramo ou modalidade.

Condições Particulares
Cláusulas do contrato de seguro que o individualizam, das quais constam, concreta e expressamente, a identificação e informações relativas ao Tomador de Seguro, ao segurado, às pessoa(s) segura(s) ou beneficiário(s), o objeto seguro, o capital seguro, o montante do prémio a pagar, o início e a duração do contrato, etc., bem como todas as condições especificamente contratadas (Condições Especiais) e as eventuais derrogações ou exceções às Condições Gerais do contrato.

Contrato de Seguro
Contrato através do qual o segurador assume a cobertura de determinados riscos, comprometendo-se a satisfazer as indemnizações ou a pagar o capital seguro em caso de ocorrência do sinistro, nos termos acordados. Em contrapartida, o tomador do seguro obriga-se a pagar o prémio correspondente.

Corretor de Seguros
Mediador qualificado, com pelo menos 4 anos de atividade como agente, podendo também exercer funções de consultadoria em matéria de seguros junto dos Tomadores de Seguro, bem como realizar estudos ou emitir pareceres técnicos sobre seguros. São, de um modo geral, pessoas coletivas.

Cosseguro
A assunção conjunta do risco de uma determinada apólice, por várias Seguradoras, que recebem a designação de Cosseguradoras, de entre as quais uma é a leader (que tem a gestão da apólice), através de um único contrato de seguro, com as mesmas garantias e período de duração e com um prémio global.

Cotação
Preço de cada uma das Unidades de Participação no momento em que se realiza uma transação (subscrição, regate ou reembolso). Varia de acordo com a rentabilidade das aplicações onde foram investidas.

Cobertura de Risco da Apólice
Conjunto de riscos (de base e complementares ou especiais) subscritos através de uma apólice, que integram o produto de seguro contratado.