Historia

A Allianz Portugal nasceu em 1999 da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz em todo o mundo, após a tomada de controlo do Grupo AGF.

A sua pequena longa história é, deste modo, o resultado das datas mais importantes de cada uma das empresas que estiveram na sua origem: a Sociedade Portuguesa de Seguros (SPS) e a Portugal Previdente (PP).

1900: Fundação da SPS - Sociedade Portuguesa de Seguros
A sua atividade orientou-se inicialmente para os seguros Terrestres e de Incêndio, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros de Vida e Não-Vida.

1907: Constituição da Portugal Previdente
A sua atividade orientou-se inicialmente para os seguros de Vida e Rendas Vitalícias, alargando-se progressivamente a todas as áreas de Seguros Vida e Não-Vida.

1927: SPS passa a pertencer ao Grupo AGF - Assurances Générales de France
A SPS passa a fazer parte deste grupo, um ano após ter integrado a Companhia de Seguros Previdência.

1934: A Portugal Previdente integra o grupo italiano RAS - Riunione Adriatica di Sicurtà
1989: Grupo Allianz torna-se accionista maioritário da RAS

A Portugal Previdente passa assim, também, a fazer parte do Grupo Allianz.
1996: A Sociedade Portuguesa de Seguros adquire as operações em Portugal da PFA, Companhia do Grupo Athéna.

1997: O Grupo Allianz adquire o controlo do Grupo AGF, que por sua vez acabara de tomar o controlo do Grupo Athéna.

1997: A Social e a Scottish Union Portugal fundem-se por incorporação com a Portugal Previdente. O Grupo BPI, que detinha o capital daquelas Companhias, torna-se em contrapartida um acionista importante da Portugal Previdente, na base de um acordo de parceria com o Grupo Allianz.

1999: A Allianz Portugal nasce da fusão da Portugal Previdente e da Sociedade Portuguesa de Seguros, no quadro de uma vasta reorganização do Grupo Allianz em todo o mundo, após a tomada de controlo do Grupo AGF.